Um projeto para ti

Mas afinal que projeto é este?

É um que nasceu de um sonho. Literalmente de um sonho.

Ainda pequena, certo dia sonhei. Não me enganei. Sonhei de dia. Como me dizia a minha avó...

"Sonhas acordada, menina!"

Sonhei acordada sobre o desejo profundo de um dia publicar pelo menos um livro. Soube exatamente que livro queria que fosse o primeiro. Tinha que ser um livro especial que falasse de afetos, que transbordasse cor e que pudesse ser mexido, remexido, lido por muitos meninos e meninas que tal como eu gostassem de ler e escrever.

E então, nesse mesmo dia comecei a grande empreitada da escrita.


Mas tive um problema!

Eu ainda não tinha aprendido as letras! Não sabia como se desenhavam. Só sabia fazer linhas.

Tive de as aprender. Uma por uma. E depois precisei aprender a juntá-las para construir as palavras e de seguida havia que saber como juntar estas para organizar frases.

Quando percebi que podia organizar também frases e formar as minhas próprias histórias estava pronta para escrever o meu primeiro livro. E escrevi-o. Lembro-me perfeitamente de o ter escrito num bloquinho, daqueles de folhas perfumadas! Não sei se sabes quais são? Mas aí em casa deve haver quem ainda se recorde deles!


Mas tive um problema!

As pequenas folhas soltavam-se e eu lá as fui perdendo a esvoaçarem.

Nessa altura achei mesmo que o meu sonho ia com as folhas, mas não desisti.

Escrevi muitas histórias. Umas grandes, outras pequeninas. Umas em prosa, outras em poesia e guardava-as a todas com muito cuidado para que não esvoaçassem como aconteceu com aquela outra. Cada história era, é, uma forma muito minha e muito única de viver e experimentar a magia do sonho.

Com o tempo percebi que enquanto as minhas histórias fossem apenas um sonho corria sempre o risco de que desaparecessem a esvoaçar. Porque ninguém consegue agarrar um sonho. Então decidi transformar o sonho num projeto. Real. Algo que iria mesmo realizar.


Planei-o muito bem! Tudo em entrelinhas, letras...e já sabes histórias!


E não fazia, não faz sentido ter um projeto só meu, só para mim. Só é um bom projeto se o partilhar e o tornar no meu projeto para ti!

As minhas histórias ganham vida contigo.

E é por isso que escrevo. Para que possas viver mil e uma aventuras com mais ou menos magia, nas entrelinhas, quando as lês, quando a mãe, o pai, a avó ou o avô...ou a professora lê para ti e contigo.

Um dia, quando for à tua escola ou à biblioteca da tua cidade ou vila vou descobrir-te no meio das minhas histórias. Vou ver-te a mergulhar nas aventuras e tu serás a personagem principal e irás resolver os problemas e todos os mistérios, irás descobrir tesouros e as coisas mais extraordinárias. Poderás ser quem tu quiseres!

Juntos iremos viver grandes aventuras.

Este é o meu projeto para ti, alguém que gosta de ler e se encanta com a magia das palavras e das histórias!

Sandra Lima